Powered By Blogger

Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mulheres tem coração diferente

A revista Veja da semana passada trouxe uma matéria  sobre o coração das mulheres, a matéria seria melhor se tivesse mais informações, mas mesmo assim foi interessante. A reportagem fala de maneira cientifíca de como o coração das mulheres são mais vulneráveis a infarto do que se supunha, ou seja o coração das mulheres é muito mais frágil do que o dos homens. Traz informações como por exemplo,
- Frequência cardíaca: O coração da mulher bate cerca de 10% mais rápido do que o do homem.
*Por ser mais acelerado o coração feminino tende a sofrer um desgate maior - o que aumenta a suscetibilidade a doenças como infarto, arritmias e angina.

-Flexibilidade das artérias coronárias: A amplitute de contração e dilatação das artérias femininas é 20% superior a masculina.
*A maior flexibilidade arterial pode tanto ajudar quanto prejudicar a saúde cardíaca. Ela adia o processo de entupimento das artérias. Por causa dela, no entanto, 30% dos exames para detecção da arterosclerose não conseguem determinar com precisão a extensão do depósito de gordura.

Calibre das artérias coronárias: As artérias femininas são 15% mais estreitas do que as masculinas
*Como as artérias femininas são naturalmente mais estreitas, elas estão mais propensas ao entupimento. Além disso, essa caracterítica torna alguns procedimentos mais difíceis, como o cateterismo e a implatação de stent.

Formação de placas de gordura: Nas mulheres, as moléculas de gordura tendem a fechar logo as artérias. Nos homens, elas primeiro expandem as paredes arteriais, patra só depois obstruir os vasos.
*O mecanismo de formação da placa nas mulheres  faz com que a obstrução seja mais grave entre elas - a probabilidae de uma mulher morrer depois de sofrer um infarto é 50% maior do que a de um homem.

E ainda tem as ameaças em que só as mulheres estão sujeitas como:
A menopausa
O estrógeno tem ação vasodilatadora e evita o acumulo de LDL (o colesterol ruim) na parede das artérias. Por isso, o risco cardíaco,feminino dobra coma chegada da menopausa, quando ocorre uma redução na síntese de estrógeno.

Ovários poliscisticos
A doença acomete 10% das mulheres e se caracteriza por uma queda na produção de estrógeno (hormônio protetor do coração) e um aumento na de testosterona (o hormônio que reduz as taxas de colesterol bom)

Pílula anticoncepcional associado ao hábito de fumar
Ambos aumentam a síntese no fígado de fibrinogênio substância associada à formação de coágulos, o que pode causar entupimento arterial.

Agora vocês imaginem tudo isso associado com carreira, marido, gravidez, filhos, afazeres domésticos, contas a pagar, manter-se bonita, jovem e atraente, além de inteligente e pontual, é por isso que estamos morrendo mais de infartos...na próxima vida venho homem....vou trabalhar, vou chegar em casa dizendo que estou cansado, aliás muito cansado, vou tomar um banho gostoso, vestir uma roupa bem limpinha que não fui eu que lavei, comerei uma comidinha gostosa que não fui quem fez, os filhos já estarão limpinhos, cuidados e alimentados, assistirei a um futebolzinho na tv as quartas-feiras, e assim terminado o dia, deitarei na minha cama de lençóis alvos e limpos e dormirei o sono dos justos, já que quem vai levantar pra cuidar do bebê é a boa e velha ESPOSA.