Powered By Blogger

Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Personalidade, eis a questão...ter ou não ter



Eu sempre gostei de pessoas com personalidade, porque elas geralmente carregam atributos que as diferem dos demais, as opiniões são sempre marcantes e as atitudes tem originalidade o que é uma forte característica. No entanto, analisando com um olhar crítico e amplo percebo que muitas pessoas não tem ''personalidade'' ou pelo menos não individual. Outro dia em uma reunião que fiz em minha casa, meus amigos ficaram chocados com o fato de eu não conhecer um cantor americano com ascendência cubana que está fazendo o maior sucesso, eles diziam: - Nossa Karlinha, como você não conhece, todo mundo sabe quem é, nas casas noturnas mais badaladas é só o que toca, é o maior sucesso! - Mas eu não sabia quem era até aquele dia, e confesso que não me atraiu em nada a música do tal de muito sucesso, inclusive achei bem repetitivo, mas é claro que eu não vou aos lugares mais badalados e muito menos escuto rádio que toquem esses tipos de músicas, geralmente procuro o que eu gosto e o que reflete a postura e personalidade que tenho, e posso afirmar com toda certeza que não é qualquer coisa que chama a minha atenção. Portanto posso me considerar uma pessoa de ''personalidade'', então vamos a definição da palavra:


''Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo é usado em linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa''


Sabendo do que se trata, se olhar em sua volta, se dará conta que poucas pessoas carregam tais características para se dizerem com personalidade. Ser incomum não é uma coisa anormal, não precisamos gostar das mesmas coisas e fazer as mesmas coisas para sermos aceitos em um círculo, acho de suma importância não pensar da mesma forma que outras pessoas, e mais ainda de agir, é justamente nas diferenças que crescemos, que aprendemos, que ampliamos nossa visão e ganhamos conhecimento. Ou por acaso você conhece algo que foi criado por alguém que estavam todos de acordo, alguém que todos apoiavam, eu não conheço. A personalidade é quem fez essas pessoas irem em busca do que acreditavam e provar o que diziam vejamos alguns deles: 


Isaac Newton -  O descobrir da lei da gravidade e das três leis de Newton que fundamentaram a mecânica clássica. Em uma pesquisa promovida pela Royal Society, Newton foi considerado o cientista que causou o maior impacto na história da ciência. De personalidade sóbria, fechada e solitária.


Leonardo da Vinci - Uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Ao longo da vida de Leonardo seu ''extraordinário poder de inventividade, sua espetacular beleza física, graça infinita, grande força e generosidade, espirito régio e tremendo alcance mental'', como foram descritos por Vazari, atraíram a curiosidade daqueles que o cercavam. Diversos autores especularam sobre os vários aspectos da personalidade de Leonardo, um deles a sua adoção de éticas e práticas pessoais, que podem ser ocasionadas de sua crescente admiração pela natureza e suas criaturas como pode ser exemplificado por seu vegetarianismo e o hábito descrito também por Vazari, de comprar pássaros engaiolados e libertá-los.

Luis Inácio Lula da Silva - Lula como é popularmente conhecido ganhou esta alcunha nos tempos em que era representante sindical. É co-fundador e presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT), no qual precisou lidar por anos com radicais que foram contra sua mudança de estratégia econômica após três derrotas em eleições presidenciais. Em 1990, foi um dos fundadores e organizadores, junto com Fidel Castro, do Foro de São Paulo, que congrega parte dos movimentos políticos de esquerda da América Latina e do Caribe
Lula se tornou presidente do maior país da América do sul, por sua personalidade forte e garra.


Esses são apenas alguns exemplos de pessoas que mudaram conceitos por terem ''personalidade'', geralmente são pessoas que não concordam com tudo e não são manipuláveis. Eis a questão de se ter personalidade, quem a tem não se deixa influenciar, não é comum, não é igual aos outros, é único. Eu gosto de ser única, eu amo ter opinião sempre.
Nesse mesmo encontro com amigos que citei acima, eu disse que diferente de algumas pessoas, eu não me envergonho de dizer que amo, eu ouço música de dor de cotovelo, eu gosto de músicas que ninguém ouve, eu falo o que penso, eu não gosto de atritos, de inveja, de comentários maldosos e quando eu tenho um problema com alguém eu mesma resolvo. Mas eu sou diferente e gosto disso. Eu não faço o que não tenho vontade só para agradar os outros, eu procuro não ser indelicada, mas se preciso for o serei. E eu não quero que ninguém seja igual a mim, porque gosto dos meus amigos com personalidade, adoro me reunir com eles e  falar sobre diversos assuntos e temas mesmo não compartilhando da mesma opinião, gosto de expor minhas ideias, meus pensamentos, minhas crenças e vejo que eles também, aprendemos muito uns com os outros, porque acredito que é exatamente assim que a humanidade caminha para a evolução mais importante, a psicológica, de saber conviver com as diferenças e com as personalidades únicas. E um VIVA aos que as tem!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Escolhas





A vida é incrível, não sabemos nada quando chegamos ao mundo...nascemos, crescemos, alguns têm pessoas que os amam, outros nem tanto e outros nem sequer os tem, e para tudo existe uma explicação seja lá como venha. Os mais velhos costumam dizer que é escolha divina, os mais esotéricos dizem que é destino, e aqueles que não são adeptos de nenhuma religião costumam dizer que são escolhas.
Bem, eu acredito em escolhas...a vida é algo complexo de se entender. Tudo que compramos vem com manual, e geralmente esses manuais nos ensinam usar de maneira esclarecida aquilo que consumimos, o que nos dá ampla visão do que pode ou não acontecer, mas a vida não funciona da mesma forma, não vem com manual, não tem lógica em diversas vezes, e não sabemos como pode terminar. Será que seguimos um roteiro já escrito por DEUS, será que existe destino, ou será apenas aquilo que projetamos? 
Mas confesso que de uma coisa eu sei, uma coisa que aprendi durante esse tempo, algo que só quem já viveu o suficiente pode explicar, explorar, entender...a vida é aquilo que você escolhe dia-a-dia, aquilo que você planta conforme as suas necessidades e entendimentos. Confesso também que não tenho nem ideia de quem fez a lógica, se existe algo divino, se existem vidas passadas, se vamos sobreviver há nossas escolhas, eu não sei nada disso. Mas eu sei, que dependendo da escolha vamos carregar as consequências pelo resto da vida...e geralmente elas não tem volta. Não podemos simplesmente mudar de opinião, principalmente quando envolve pessoas, sentimentos, caráter, ideologia, crença e a maior de todas as características: A CONFIANÇA. Eu carrego muitos defeitos e qualidades como todos, mas uma das minhas principais características é de que prefiro ser confiável do que ser popular, magnifica, maravilhosa e linda...prefiro que as pessoas me odeiem por ser sincera, do que por ser falsa, mentirosa, cínica e outras tantas definições que as pessoas entoam quando alguém as engana, acima de tudo eu prefiro a verdade. Há pessoas que preferem enganar-se com meias verdades, com sentimentos impuros, com falsos amigos, com meras vontades, com pequenos favores e ainda mais com promessas não compridas.
Eu...quando tenho uma adversidade com alguém prefiro o diálogo, o entendimento, a amizade, a cumplicidade, o que é bom!!! E isso eu classifico como uma grande ESCOLHA, porque eu não quero viver minha vida baseada no que aconteceu no passado, eu não quero ter razão, eu não quero passar por cima da opinião dos outros, eu não quero me desentender, eu não quero ter a lógica, eu não quero fingir e ser o que não sou...eu quero apenas ter a compreensão clara de que tenho minhas opiniões, minha personalidade como todos as têm, quero que as pessoas saibam que não pretendo atacar ninguém, não desejo destruir ideias, apenas tenho algo que é formado dentro do meu ser...apenas isso...nada mais.
Não é fácil fazer escolhas, mas acreditem ''escolher'' é o que existe de mais difícil na humanidade, e só os que sabem o que realmente querem...escolhem...só aqueles que tem já personalidade formada, os que carregam caráter, os que confiam em si, fazem ESCOLHAS sem medo de errar, e então você me perguntará, e os outros??? E eu reponderei: - Os outros são outros!!! Não importa o que você faça...a escolha será sempre unicamente SUA, as consequências virão naturalmente como em tudo na vida, mas serão apenas das suas escolhas...e nunca será tarde demais para repensá-las !