Powered By Blogger

Total de visualizações de página

sábado, 4 de agosto de 2012

A MPB de verdade está viva!

Ontem dia 3 de agosto, fui ao show do maravilhoso compositor e cantor Milton Nascimento em São Paulo. 
Adoro as sextas-feiras, acho um dia da semana perfeito para fazer qualquer programa, seja bebericar com os amigos ou ir ao teatro, mas especialmente ontem fui curtir a beleza quase surreal das composições de Bituca que comemorava 50 anos de carreira, um verdadeiro espetáculo de voz e qualidade musical, algo pouco visto na mídia nos últimos anos.
O show patrocinado pela Natura, foi no HSBC Brasil, antigo Tom Brasil, que tem um acústica fantástica, o que fez salientar ainda mais a mágica e doce voz de Milton, próximos de seus 70 anos que serão completados em 26 de outubro. Bituca entrou ao palco ao som de muitos ''eu te amo'', onde interagia com a platéia devolvendo os elogios, recebeu o amigo e também grande compositor Lô Borges e a afinadíssima Sandy, em um evento carregado de emoções que contagiou a platéia que incansavelmente o aplaudia. Em perfeita sintonia com os músicos de sua banda Milton explorava cada nota de suas composições com força e sensibilidade, resgatando a memória do público brasileiro, cantou clássicos como Clube da esquina, Para Lennon e Mcartney e levantou a platéia com Maria Maria. Um dos momentos mais marcantes do show foi quando ele sentou-se e falou de uma música que fez para um amigo, Canção da América, a qual ele nunca deixa de cantar em suas apresentações, e ao contrário do que faz, pediu para que a platéia cantasse para ele. Acompanhadas pela banda as pessoas envolvidas na magia de Bituca assim o fizeram, e enquanto cantavam, ele as ouvia quase que inerte, sensibilizado pela resposta e carinho de seu fiel público. 
Olhando do alto, a casa de shows HSBC Brasil completamente lotada com um público visivelmente em sincronia com o espetáculo, fiquei a me perguntar porque artistas como ele não aparecem com frequência na mídia, porque no Brasil se faz tanta questão de divulgar só o que não agrega nada, o quem não tem cultura, o que não emociona, o que não tem clareza de ideias, o que não faz pensar. Na indisfarçável busca por audiência, a mídia deixa que verdadeiros ícones da música caiam quase no esquecimento, mas em um show de músicos de qualidade fica evidente que a nossa MPB de verdade ainda está viva, e muito viva, pois a cultura do nosso país, aquela quase já esquecida permanece intacta nos ouvidos de quem ainda consegue sobreviver á imposta cultura de massa!