Powered By Blogger

Total de visualizações de página

domingo, 29 de maio de 2011

Leituras Interessantes

Quem ama, educa! Formando cidadãos éticos
Este livro tem o objetivo de devolver para a família a responsabilidade de educar os filhos, hoje atribuída à escola, dada a nova dinâmica familiar e profissional da sociedade ocidental. O autor se propõe a ajudar os pais nessa empreitada, reforçando a importância de valores e atitudes como limites e diálogo. Ressalta também que os pais devem se sentir tranqüilos em relação à educação dada a seus filhos, na medida em que lhes transmitem a responsabilidade pela própria felicidade, dando-lhes a autonomia de que eles certamente precisarão na vida adulta. Por fim, fica marcada a idéia de que os pais têm de garantir uma boa educação, que fizeram à sua parte da melhor maneira e assim contribuir para que seus filhos sejam felizes.
Autor: Tiba, Içami
Editora: Integrare

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Homossexualidade é parte da história.

Na grécia antiga, o homossexualismo masculino era não só permitido como altamente respeitado. O cristianismo veio condenar o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo, fazendo com que o homossexualismo fosse banido. Na era vitoriana, até a existência da homossexualidade era negada. Se descoberta, era considerada obra do diabo e punida severamente. Mesmo às portas do século XXI, as gerações mais antigas ainda acreditam que o homossexualismo seja fenômeno anti-natural. Ele na verdade, sempre esteve presente desde que o feto do sexo masculino deixou de receber a dose necessária de hormônio. A palavra ''lesbianismo'' vem da ilha grega de Lesbos e surgiu em 612 a.C. A homossexualidade feminina não é vista com tanto preconceito quanto a masculina, provavelmente porque está mais associada à intimidade do que ao que se considera ''perversão''.



É uma questão de genética ou de escolha?



A genetecista  Anne Noir apareceu na televisão britânica em 1991 e revelou os resultados de sua pesquisa, que confirmaram o que os cientistas já sabiam há anos: a homossexualidade é genética, não depende de escolha.

Duas constatações; o homossexualismo é principalmente inato e o ambiente exerce um papel muito menos importante do que se pensava na determinação do nosso comportamento sexual.

Cientistas comprovaram que os esforços dos pais para sufocar as tendências homossexuais de seus filhos não adiantam praticamente nada. E como o principal responsável é o impacto (ou a falta) do hormônio masculino sobre o cérebro, os homossexuais em sua maioria, são homens.

Para cada lésbica (corpo de mulher e cérebro masculino) existem 8 a 10 homens gays. Se houvesse maior divulgação das pesquisas e conclusões, os homossexuais e transexuais teriam uma vida bem mais tranquila. A maioria das pessoas tolera melhor quem possui características inatas do quem, em sua opinião, fez uma escolha que lhes parece inaceitável.

Infelizmente, estatíticas demonstram que , entre os adolescentes suicidas, 30% são gays e lésbicas. Um em cada três transexuais comete suicídio. Um estudo de educação desse jovens concluiu que foram criados em familias ou comunidades altamente preconceituosas, que pregavam o ódio e a rejeição aos homossexuais, ou em religiões que tentavam ''salvá-los'' com orações ou terapia.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mulheres tem coração diferente

A revista Veja da semana passada trouxe uma matéria  sobre o coração das mulheres, a matéria seria melhor se tivesse mais informações, mas mesmo assim foi interessante. A reportagem fala de maneira cientifíca de como o coração das mulheres são mais vulneráveis a infarto do que se supunha, ou seja o coração das mulheres é muito mais frágil do que o dos homens. Traz informações como por exemplo,
- Frequência cardíaca: O coração da mulher bate cerca de 10% mais rápido do que o do homem.
*Por ser mais acelerado o coração feminino tende a sofrer um desgate maior - o que aumenta a suscetibilidade a doenças como infarto, arritmias e angina.

-Flexibilidade das artérias coronárias: A amplitute de contração e dilatação das artérias femininas é 20% superior a masculina.
*A maior flexibilidade arterial pode tanto ajudar quanto prejudicar a saúde cardíaca. Ela adia o processo de entupimento das artérias. Por causa dela, no entanto, 30% dos exames para detecção da arterosclerose não conseguem determinar com precisão a extensão do depósito de gordura.

Calibre das artérias coronárias: As artérias femininas são 15% mais estreitas do que as masculinas
*Como as artérias femininas são naturalmente mais estreitas, elas estão mais propensas ao entupimento. Além disso, essa caracterítica torna alguns procedimentos mais difíceis, como o cateterismo e a implatação de stent.

Formação de placas de gordura: Nas mulheres, as moléculas de gordura tendem a fechar logo as artérias. Nos homens, elas primeiro expandem as paredes arteriais, patra só depois obstruir os vasos.
*O mecanismo de formação da placa nas mulheres  faz com que a obstrução seja mais grave entre elas - a probabilidae de uma mulher morrer depois de sofrer um infarto é 50% maior do que a de um homem.

E ainda tem as ameaças em que só as mulheres estão sujeitas como:
A menopausa
O estrógeno tem ação vasodilatadora e evita o acumulo de LDL (o colesterol ruim) na parede das artérias. Por isso, o risco cardíaco,feminino dobra coma chegada da menopausa, quando ocorre uma redução na síntese de estrógeno.

Ovários poliscisticos
A doença acomete 10% das mulheres e se caracteriza por uma queda na produção de estrógeno (hormônio protetor do coração) e um aumento na de testosterona (o hormônio que reduz as taxas de colesterol bom)

Pílula anticoncepcional associado ao hábito de fumar
Ambos aumentam a síntese no fígado de fibrinogênio substância associada à formação de coágulos, o que pode causar entupimento arterial.

Agora vocês imaginem tudo isso associado com carreira, marido, gravidez, filhos, afazeres domésticos, contas a pagar, manter-se bonita, jovem e atraente, além de inteligente e pontual, é por isso que estamos morrendo mais de infartos...na próxima vida venho homem....vou trabalhar, vou chegar em casa dizendo que estou cansado, aliás muito cansado, vou tomar um banho gostoso, vestir uma roupa bem limpinha que não fui eu que lavei, comerei uma comidinha gostosa que não fui quem fez, os filhos já estarão limpinhos, cuidados e alimentados, assistirei a um futebolzinho na tv as quartas-feiras, e assim terminado o dia, deitarei na minha cama de lençóis alvos e limpos e dormirei o sono dos justos, já que quem vai levantar pra cuidar do bebê é a boa e velha ESPOSA.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Leituras interessantes

                                                                  A cidade do sol

Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rasheed, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.
Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.
Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós.
E a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.

Editora: Nova Fronteira

terça-feira, 10 de maio de 2011

Algumas perdas...e ganhos!

Meninas são bem complicadas, como são complicadas, credo! Minha filha Bianca tem um jeitinho muito engraçadinho de fazer as coisas, principalmente aquelas que chamamos de peraltices. Desde o final do mês passado ela vem se qualificando em tal arte, quebra louças, joga objetos pela janela do apartamento como tênis dos irmãos, roupas da mãe, acessórios do pai e tem se saído muito bem, porque toda vez que um vizinho acha algo em sua varanda já sabe onde entregar. Então lá vem o vizinho muito bravo, geralmente com o objeto na mão, certamente louco pra dizer poucas e boas, mas chegando aqui, eles olham pra ela, que cumprimenta assim: - Oi titio! ou ;- Oi titia! e claro acompanhado de um aceno com a mãozinha, então logo em seguida ela conversa, dança, dá risadinhas e a pessoa fica totalmente constrangida em exercer o seu direito, sai daqui repleta de amor por ela e prometendo voltar só para vê-la, pedindo desculpas pelo incomodo. Isso se chama persuasão, e minha filha aprendeu isso muito rápido. O problema é que aqui em casa nós já conhecemos esse jeitinho dela, então quando ela faz algo errado, o negócio muda de figura, por exemplo, ela tem mania de ligar e desligar o computador repetidas vezes, como se tivesse ascendendo e apagando a luz, final das contas...prejuízo, estragou de vez o computador, mas até ai tudo bem, porque com a inteligência e generosidade dos meus cumpadres foi resolvido o problema. Mas ontem ela fez algo que me deixou a ponto de ter defenitivamente um ataque de nervos, eu tinha um enorme de um espelho no meu quarto, lindo, daqueles que quando você experimenta uma roupa consegue ver tudo, tudo mesmo, inclusive o calçado, parece que você se vê até mais bonita, coisa de mulher mesmo. Bom vocês já devem ter imaginado o que aconteceu com o espelho né? Se você imaginou que ele caiu e quebrou, acertou! Ela derrubou o espelho que se partiu em pedacinhos, lavando o chão do meu quarto de cacos, me deixando louca. Logo pensei e agora como vou enxergar tudo? Como será olhar apenas até a cintura antes de sair? Me entreguei a uma enorme dor de ver o espelho ali jogado ao chão sem nem ao menos ter lhe dito, que eu me sentia mais bonita me vendo nele. E após o ocorrido ela fez uma carinha de santa e começou a chorar copiosamente, narrando exaustivamente o que havia ocorrido. Agora meus amigos imaginem a cena, e dentro da cena olhem pra mim, eu fiquei ali parada, e ela aos berros, gesticulando os bracinhos, apavorada e chorando muito, pedindo muitas desculpas, porque ela é assim, quando faz algo errado ela pede desculpas, e chora, mas naquele momento eu só pensava em uma coisa, ainda bem que o espelho não caiu em cima dela, ainda bem que ela saiu antes de ele cair, ainda bem que ela estava bem, ilesa, linda e pefeita como é. O espelho é claro vou comprar outro, porque os objetos são todos substituíveis, talvez não encontre um igual, talvez nem encontre, mas sei que não será tão dificil encontar outro espelho que eu acabe gostando. Mas uma criança igual a minha filha, isso eu sei que não vou encontrar em parte alguma do mundo!